"Bibliodomus – Biblioteca em casa" - serviço de empréstimo e devolução ao domicílio de livros, CDs e DVDs da Bilioteca para munícipes com dificuldades acrescidas.
"No final do ano o programa "Bibliodomus – Biblioteca em casa" abrangerá 80 pessoas, número que se prevê ascender às 140 em 2007, conta Vera Silva, chefe de divisão de arquivo da Biblioteca Municipal do Seixal.
Actualmente em fase piloto, o Bibliodomus contempla “doze utentes” do concelho do Seixal de “vários estratos etários, com deficiências várias e com diferentes níveis de ensino”, decorrendo hoje e amanhã novas entregas domiciliárias, esclarece Vera Silva. O serviço, que se destina a “qualquer pessoa com dificuldades permanentes ou temporárias de deslocação”, será “avaliado depois do verão”, entrando em funcionamento no final do ano. Quinzenalmente, uma equipa constituída por técnicos da Acção Social e da Biblioteca Municipal irão deslocar-se a casa dos utentes inscritos, onde irão entregar e recolher o material solicitado pelos Munícipes.
Além do serviço de entrega e recolha de livros e outros suportes, estes leitores domiciliários podem beneficiar também do “Serviço de Informação à Comunidade” (SIC) que “fornece informação vária que este utentes necessitem para o seu quotidiano e que têm dificuldade em encontrar”, conta a chefe de divisão de arquivo da biblioteca. Admite ainda que “uma vez no terreno terão mais pessoas a solicitar o serviço do que a sua capacidade de resposta permite”, daí que considere também importante o “desenvolver parcerias”.
Vera Silva acredita que “mais tarde o projecto pode vir a ter também outros objectivos”, como a “leitura acompanhada, parceria com escolas, estágios ou voluntariado”. A chefe de divisão de arquivo não tem dúvidas da “importância deste projecto para o subgrupo do concelho do Seixal com problemas de mobilidade”, até porque a biblioteca “destina-se a todos sem distinção e não deve ser uma questão de saúde a alterar isso”. Importante era também que este projecto “migrasse para outras zonas do país”, mesmo enquanto forma de “combater o isolamento das pessoas”, conclui.
Uma vez concluída a fase piloto, os interessados em aderir ao serviço poderão preencher um inquérito na página da Câmara Municipal do Seixal, passando outras formas de divulgação pelo Boletim Municipal, os órgãos de comunicação social e o Gabinete de Acção Social da Câmara, cujos técnicos “ajudarão a decidir sobre os casos mais prioritários”, nota Vera Silva."
Fontes: Texto - Setúbal na Rede - 26-06-006 Foto
Etiquetas: Bibliotecas e Sociedade |